Campanha de Compliance seguirá com ações online
Após visitas às fazendas, foco será consolidar a cultura de “fazer o certo” na JBJ
Está em fase final o cronograma de visitas da equipe da JBJ Agropecuária propagando a campanha de endomarketing “Para fazer o certo, todo mundo conta”. Entre as unidades percorridas, colaboradores das fazendas do Grupo JBJ estão participando de palestras e recebendo materiais explicativos.
O presidente do Comitê de Compliance da JBJ Agropecuária, Adrion Pires, explica que existe uma consciência muito forte, a nível de gestão, de que as pessoas são o bem mais importante da empresa.
A primeira semente foi plantada em 2019, por uma determinação do fundador da JBJ, senhor José Batista Junior, a partir da preocupação em desenvolver as atividades da empresa com integridade, ética e respeito.
Após a construção de todo o Programa de Compliance, e ter sido amplamente difundido entre as equipes administrativas da sede do Grupo, chegou o momento de levá-lo aos colaboradores de outras unidades, conforme explica a Compliance Officer da JBJ, Anna Bastos.
“A ideia é trazer para o colaborador essa preocupação de cuidado que a JBJ tem, e para que ele tenha esse cuidado também no seu dia a dia, na sua operação. Tanto com os outros colaboradores, quanto com o patrimônio da empresa, com o meio ambiente, para que tenhamos um ambiente de trabalho favorável e agradável para todos”, detalha.
Com “Para fazer o certo, todo mundo conta”, o objetivo foi agregar todas as políticas de Compliance que muitas vezes ficam distantes do colaborador que está no campo, à campanha de endomarketing, mostrando a cada um seu papel fundamental na implementação do Programa.
Para Bastos, a receptividade dos colaboradores entre as visitas foi positiva, pois se sentiram valorizados. “E é extremamente importante que eles conheçam o meu papel de Compliance Officer, porque caso eles tenham alguma dúvida, alguma denúncia, ou queiram conversar, eles sabem quem é essa pessoa, com quem estão tratando.”
No cronograma de visitas, a abertura sempre é feita pelo gerente de cada fazenda, seguindo com a palavra de Adrion Pires e a condução das apresentações feita por Anna Bastos. Já os encerramentos estão sendo realizados pelo Diretor de Agronegócio da JBJ, Fernando Sagrado, ou pelo Diretor de Confinamento, Guilherme Oliveira.
O trabalho continua
Assim que forem finalizadas as visitas da campanha “Para fazer o certo, todo mundo conta”, a Compliance Officer da JBJ, Anna Bastos, explica que serão programados, mensalmente, treinamentos online com toda a equipe administrativa e gestores das fazendas da JBJ Agropecuária.
“Até o final do ano, faremos revisões de algumas outras políticas que ainda não foram atualizadas. Estamos implementando um formulário de relacionamento com os agentes públicos; revisando toda a parte de relacionamento com os parceiros de negócios, e vamos comunicar essa atualização aos parceiros de negócio, prestadores de serviços e fornecedores.
“Temos várias ações planejadas ainda para o 2º semestre, para que possamos consolidar ainda mais a cultura de Compliance, essa cultura de fazer o certo dentro da JBJ”, completa Bastos.